Suplementos alimentícios, uma tendência a focar

O tipo de suplemento mais popular entre os consumidores são as vitaminas únicas: 73% dos consumidores afirmaram já tê-las consumido pelo menos uma vez.

Isso se deve provavelmente ao fato de serem mais baratas do que as multivitaminas e também por destacarem uma só vitamina e seus benefícios., segundo pesquisa da Mintel.

Os suplementos minerais, multivitaminas e suplementos de nutrição apresentam uso semelhante: 54%, 53% e 52% respectivamente, o que mostra que os consumidores não têm preferência entre estes segmentos.

Os consumidores consideram as vitaminas, minerais e suplementos como sendo produtos caros. A falta de confiança na categoria pode levar os consumidores a pensar que não vale a pena comprar tais produtos. Eles também tendem a não saber de quais vitaminas/suplementos precisam.

As marcas que destacam claramente os benefícios na frente de suas embalagens, através de imagens claras e mensagens simples, podem ajudar a resolver a confusão relacionada à falta de entendimento sobre os atributos de diferentes vitaminas/minerais/ingredientes e para que servem.

É fácil encontrar informações sobre qualquer assunto através de revistas, televisão ou internet. A sobrecarga de informações, juntamente com um grande número de opções, contribui para que os consumidores se sintam confusos na hora da compra. Em vez de fazerem suas próprias escolhas, 63% dos respondentes a rmaram que a recomendação de médicos/profissionais de saúde é o principal fator que os motivaria a começar a consumir ou aumentar seu consumo de vitaminas e suplementos.

Educar os consumidores sobre este produtos e seus benefícios também pode ajudar a aumentar o seu uso sem a necessidade de conselho de um médico, já que 34% dos consumidores afirmaram que saber mais sobre os benefícios das vitaminas/suplementos para a saúde” os incentivaria a começar a consumir tais produtos.

Fonte: Mintel