Parceira do Grupo Granotec do Brasil desde 2002 e pioneira em equipamentos de reologia, a empresa francesa é responsável por equipamentos fundamentais para o controle de qualidade de trigos e farinhas. www.chopin.fr

SRC

 

O SRC é um equipamento automático para análise de Capacidade de Retenção de Solventes - SRC, baseado na capacidade que quatro polímeros da farinha de trigo têm de absorção. Os resultados obtidos terão impacto direto no comportamento reológico da massa durante o processamento e características do produto final.

 

Mixolab2 O Mixolab é um equipamento utilizado para caracterizar o comportamento reológico da massa sujeita a mistura e variação de temperatura, medindo o torque (expresso em Nm) produzido pela passagem da massa pelos dois braços misturadores, permitindo estudo dos parâmetros reológicos e enzimáticos: capacidade de hidratação, tempo de desenvolvimento, estabilidade, enfraquecimento da proteína, atividade enzimática, gelatinização e retrogradação do amido.

Infraneo® Infraneo® é um equipamento Infravermelho que realiza medições através de uma rede monocromática, com resultados precisos. O Infraneo® inclui uma célula de auto-ajuste e realiza análises em grão inteiro em menos de 60 segundos (trigo, trigo duro, cevada, centeio, milho, soja…) e em farinhas em 10 segundos.

Alveógrafo NG
Alveo-Consistógrafo NG
Alveolink

O Alveógrafo é um equipamento de referência mundial para análise das propriedades de tenacidade e extensibilidade da massa, sendo possível a classificação do trigo na recepção e controle de qualidade da farinha produzida.

SDmatic SDmatic é um equipamento para determinação de Amido Danificado em farinhas através de um método simples e automático. Durante a fase de moagem do grão de trigo alguns grânulos de amido são danificados fisicamente. Isso tem efeito nas características de absorção de água de uma farinha e impacto direto sobre o resultado do produto final, podendo haver variação na cor da crosta e volume final.

Reofermentômetro F3 O Reofermentômetro F3 é o equipamento que realiza um estudo completo do comportamento da massa durante a fermentação analisando o desenvolvimento da massa durante o processo fermentativo sob condições controladas, sendo possível avaliar a capacidade fermentativa da farinha e/ou fermento, qualidade da rede protéica, porosidade, volume e tolerância da massa durante a fermentação.

Estufa EM-10 A estufa EM-10 é um equipamento versátil utilizado para medir a umidade através da secagem da amostra. Possui 10 compartimentos separados, sendo possível realizar análise de 10 amostras em duplicata.

CD1 Mill
CD1 Auto
Os Moinhos CD1 realizam a Moagem Experimental do Trigo, permitindo avaliar as características reológicas das farinhas. Semelhante a um processo industrial, possuem uma fase de trituração (rolos raiados) e outra fase de redução (rolos lisos).

Numigral I O Numigral I é o equipamento para análise de Peso de 1000 grãos, pois realiza automaticamente a contagem de 1000 grãos através de uma fotocélula e rampa vibratória.

Rotachoc

O Rotachoc é um sistema de peneiras que realiza a medida da distribuição de partículas de farinhas e sêmolas, possuindo velocidade e número de rotações por minuto ajustáveis.

Os ensaios podem ser realizados com farinhas a partir de 80μm.

Quatuor II Quatuor II é um sistema automático de limpeza de grãos, que determina o nível de impurezas nos grãos (impureza leve, grãos quebrados, impurezas totais e grãos bons) em porcentagem, além de realizar a classificação granulométrica de grãos.

NSP

NSP é um separador de grãos de peneiras e aspiração. Diversos tipos de grãos podem ser utilizados por possuir vários tamanhos de peneiras.

Equipamento simples e rústico.
Misturadores MR2L e MR10L

Os misturadores realizam a mesclas de farinhas e produtos granulados para preparação de amostras para análise, e são utilizados para o acondicionamento de trigos para moagem.

Possuem um temporizador integrado.

Aqua-TR
Agri-TR
O Aqua-TR e o Agri-TR são humidímetros automáticos para grãos

Nilema-litre
Nilematic
Equipamentos para a determinação do PH – peso do hectolitro de grãos. Nilema-litre é o equipamento tradicional, e Nilematic é o equipamento automático para determinação em 10 segundos do PH.

Artigos Técnicos

Eventos

Granonews

Aliados