CEPE - Centro de Excelência em Panificação Experimental atua no desenvolvimento de novos produtos, aprovação e homologação de fornecedores além de suporte para cursos e treinamentos realizados na Granotec.

A infra-estrutura diferenciada além de atender as necessidades permanentes no desenvolvimento de soluções para aplicação no Setor Tritícola está também disponível e pode ser acessada pelos seus clientes como ferramenta de desenvolvimento, auxiliando-os no processo de criação e melhoria contínua de seus produtos.

Fornos automáticos com controle de temperatura, Masseiras em série gerenciadas por computador, Texturômetro, Reofermentômetro além de uma equipe de analistas qualificados fazem da nossa estrutura referência para todo setor.

Conheça mais sobre nossa estrutura acessando os principais itens relacionados no menu lateral.

 

Toda essa estrutura está disponível e conta com profissionais capacitados.
Deixe a Granotec trabalhar por você!

DIOSNA

As masseiras Diosna têm a finalidade de agilizar e otimizar os testes de panificação. É composta por 4 masseiras interligadas, com sensores individuais de temperatura e reologia da massa, direcionadas a um software que registra as curvas de temperatura e energia durante o tempo de amassamento. Ao longo do processo de amasse ela possibilita a determinação dos valores de absorção d’água, tempo de desenvolvimento da massa, estabilidade e temperatura da massa.

Possuem uma estrutura inovadora, que disponibiliza tecnologia para serviços de aplicação em pesquisas, comparativos e desenvolvimentos de produtos.

ULTRACONGELADOR

O congelamento é um dos melhores métodos de preservação conhecido pelas indústrias de alimentos para ganhar vantagens logísticas em função do aumento da vida de prateleira do produto. Por esta razão, o mercado para produtos de panificação congelados tem crescido rapidamente e vem sendo pesquisado e aplicado em diversos países.

O Ultracongelador disponibilizado pela Granotec e Granolab vem de encontro com a necessidade de atender a essa demanda de mercado. Com controle de temperatura e tempo podemos simular para os clientes a utilização dessa tecnologia aplicada na fabricação de massa crua congelada, massa pré fermentada congelada, pães semi assados congelados e pães assados congelados.

REOFERMENTOMETRO


Através do reofermentômetro podemos definir como será o comportamento da farinha de trigo durante a fermentação biológica. Ele nos disponibiliza todos os parâmetros relacionados à produção e retenção de gás, como o comportamento da massa ao longo do processo, com isso conseguiram avaliar o desempenho de aditivos e fermentos.

O equipamento facilita a avaliação de funcionalidade de diversas enzimas, agentes emulsificantes, oxidantes e redutores. Através dele podemos facilitar a aplicação de cada aditivo e ingrediente ao processo de panificação de cada cliente.

TEXTUROMETRO


Através do texturometro podemos realizar diversas análises destinadas a pães, massas e biscoitos. Existem acessórios especiais para cada medição e métodos pré desenvolvidos que envolvem diversos resultados como elasticidade, firmeza, coesão, compressão, penetração, fratura, extrusão, corte /cisalhamento entre outros.

Atualmente os métodos disponíveis são:

•    Firmeza e elasticidade de pães e bolos;
•    TPA para pães, que disponibiliza resultados de firmeza (maciez), elasticidade e coesão;
•    Crocância e fraturabilidade em biscoitos;
•    Firmeza e pegajosidade em massas.

Este equipamento possui reconhecimento internacional e muito utilizado em trabalhos científicos.
Podemos adaptar diversos métodos conforme necessidade de cada projeto de pesquisa e desenvolvimento.

Artigos Técnicos

Eventos

Granonews

Aliados